“Cem Vezes Mais” foi o tema da semana de missão, desenvolvida pelo Projeto Fé4Missão. Este Projecto Missionário da Pastoral Juvenil da Diocese de Santarém conta já com nove edições e, este ano de 21 a 29 de Julho, mais de 80 jovens puderam fazer esta experiência na Paróquia da Serra, em Tomar. Retirada do Evangelho de S. Marcos, a leitura que deu origem ao lema deste ano retrata de uma forma muito concreta tudo o que estes jovens decidiram fazer: deixar a sua casa, os pais e os irmãos para seguir Jesus, acreditando e esperando com fé que, tanto aqui nesta vida como na vida eterna, receberão cem vezes mais de tudo aquilo que deixaram.

De uma forma muito concreta e à semelhança dos outros anos, os jovens missionários começaram a chegar à Serra no fim de semana de 21 e 22 de Julho para se instalarem e receberem formação para as atividades e tarefas dos dias que se seguiriam. A vertente de formação continua, neste projeto, a ter lugar de destaque, numa perspetiva de ensinar e dar aos missionários as ferramentas necessárias para poderem missionar também nas suas paróquias, sabendo como escolher cânticos liturgicamente adequados, preparar atividades para jovens e crianças, para famílias e idosos, preparar terços e vigílias de oração, entre outros. As oito equipas de missionários foram-se então dividindo, ao longo da semana, pelo ATL e o Lar da Serra (que todos os dias contavam com a presença dos missionários), pelo porta-a-porta, pelas visitas aos doentes e pela animação dos terços e das missas que ocorreram diariamente em diversas capelas.

O Projeto Fé4Missão, do nosso ponto de vista, enriquece tanto a paróquia missionada como os missionários que deixam tudo por esta semana. À paróquia, consideramos conseguir levar mais vida e alegria, quebrar um pouco a rotina e mostrar um Jesus mais jovem e animado! Para os missionários, pelos relatos e partilhas que fomos obtendo durante esta semana vamos percebendo que o coração humano se continua a alegrar quando faz o bem e quando vê felicidade nos outros e continua a compadecer-se das dores alheias e desconhecidas, pois quantos não foram os missionários que, no fim do dia, em casa, pediam que se rezasse pelas pessoas com quem se tinham cruzado durante o dia. Para os jovens há cada vez mais ofertas para ocupar o Verão, sejam férias com amigos, festivais ou até mesmo só ficar em casa entre o computador e a televisão e continua a ser surpreendente a quantidade de jovens que se junta para missionar em pleno verão. É reconfortante saber que a diocese de Santarém continua a trabalhar para dar a resposta que os jovens e que as comunidades procuram!

Foram muitas as pessoas que contribuíram para o sucesso desta missão. Queremos, desta forma, agradecer: ao Padre Rui Tereso que, em nome da paróquia, nos cedeu o salão paroquial onde dormimos; a colaboração da Junta de Freguesia e da Associação da Serra, que fizeram a manutenção dos espaços que nos cederam para nosso temporário usufruto, nomeadamente, os balneários do campo de futebol e a associação que utilizámos como refeitório e sala de trabalhos; a colaboração do Lar quer da Dra. Cândida, quer da animadora e das funcionárias; a colaboração das auxiliares do ATL; a toda a comunidade da Serra que tão acolhedoramente nos recebeu e agradecer às paróquias de Tomar todos os produtos alimentares que nos fizeram chegar. Do mesmo modo, queremos também deixar o nosso profundo agradecimento a todas as empresas e entidades que, tão prontamente, nos ajudaram com bens alimentares, monetários e materiais. Sem a ajuda de todos, não teria sido tão fácil que os missionários deixassem o seu conforto para se entregarem Cem Vezes Mais ao anúncio do Evangelho, rezamos para que Deus recompense todos Cem Vezes Mais já aqui, neste tempo.

A Equipa do Fé4Missão





Comentários