Diário de Bordo - 29/07/2016

Hallo “GENTJI BOA”,
                Prontos para mais um episódio desta missão? Estamos no sétimo dia deste nosso desafio e, ao contrário de Deus, não houve descanso. Pois é, chegou o tão esperado dia da vigília, a qual todos tanto ansiávamos, e que cumpriu com as expetativas de todos nós. Tivemos uma visita muito especial do nosso querido Sr.Bispo, que acolhemos para o jantar e com quem gostámos muito de conviver. O nosso velho amigo calor também fez questão de marcar a sua presença, assim como as queridas melgas que deixaram as suas diversas lembranças nas pernas e braços dos missionários.
                Apesar de ter sido hoje o grande e esperado dia da vigília, da parte da manhã, a Team Awsome ainda foi fazer porta a porta aqui em Ulme. Foi um porta a porta muito completo, pois fizemos missão de rua, falámos com as pessoas nas suas casas e fomos visitar uma senhora doente (uma das obras de misericórdia). A partir da hora de almoço começámos a bombar na vigília para que fosse um momento de oração e entrega para os missionários e para toda a comunidade. Uma frase que resume perfeitamente a nossa tarde de preparação da vigília foi: Deus providenciará! E assim foi… Apesar dos contratempos habituais conseguimos proporcionar um singular momento de oração e reflexão que permitiu que abríssemos o nosso coração a Deus e deixássemos a Misericórdia do Pai moldar-nos como o oleiro molda o barro. Foi um dia muito bom, onde acima de tudo prevaleceu a união do grupo.
                Da parte da equipa Brutalíssima, tivemos um dia mais descansado, sem as correrias habituais da manhã, e a Lili Linda e Maravilhosa até teve tempo de comer a sua preciosa comida de pássaro matinal com toda a tranquilidade e serenidade até que os rapazes da equipa chegaram. Preparámos o terço pela fresquinha e tudo correu muito bem como é típico da equipa mais brilhante desta missão (modéstia à parte), e até tivemos tempo de ensinar os menos habilidosos a tocar os cânticos na guitarra, mas concluímos que seriam melhores a cantar do que a tocar. O encontro com as famílias ao jantar foi cheio de sorrisos e histórias por contar, acabando com muitos abraços e uma vontade imensa de repetir o serão. De volta à terra dos Pinéus, fomos para a vigília que nos tocou muito no coração e na qual chorámos tanto que quase inundámos a igreja (e nem o calor deu para secar as lágrimas). Mas lágrimas de alegria valem a pena ser derramadas. O único momento triste do nosso dia foi a despedida da nossa Adriana, que com muita pena nossa terminou o seu tempo de missão, mas logo a seguir juntou-se a nós o maravilhoso Miguel Mendes que nos acompanhará nas brincadeiras e trabalhos para o resto da missão.
                A equipa Corajosa neste dia foi ao lar de manhã. Animámos a população residente com cantigas populares, as quais foram cantadas pelos idosos com grande alegria. Almoçámos por lá ajudando aqueles que devido à sua condição se tornam dependentes da ajuda de outrem. Da parte da tarde, fizemos de tudo um pouco ajudando as outras equipas que se encontravam atrapalhadas com as várias atividades que precisavam de ser preparadas. Depois de tanta correria, fomos jantar com algumas famílias da Parreira que nos receberam de forma calorosa.
Hoje, foi o dia da Equipa Descascadores ficar a cuidar do nosso lar. Entre limpezas de casa de banho, tachos e panelas, pôr e tirar mesas, pratos e pratos para lavar, tudo se fez com muita alegria e dedicação em servir o próximo. Contudo, precisámos de conciliar tudo isto com toda a logística da festa da catequese que é amanhã, ou melhor hoje! Uma vez que tivemos mesmo muitas coisas para fazer, foi crucial a ajuda de outras equipas para tudo que tudo ficasse feito. Entre tudo isto fomos tomando banho e preparando a missa, que quase que chegávamos atrasados. Felizmente tudo correu muito bem, apesar de termos sido a única equipa a ir. Assim, foi um dia muito stressante e atarefado, mas onde se fez sentir um grande espírito de comunidade.
                 Por fim os Ecléticos iniciaram o seu dia no porta-a-porta no Chouto. Encontrámos ao longo da atividade animais domésticos (que competiam com animais selvagens em termos de ferocidade). Separámo-nos em dois para efeitos logísticos. Fomos acompanhados pelo Pe. Policarpo que transportou o grupo que ficou no Gaviãozinho, onde fomos muito bem acolhidos pela comunidade. Já quase no final do porta-a-porta, o mesmo grupo ficou plantado no café pós terem estado numa casa onde o acolhimento distinguiu-se pelo álcool oferecido pelas pessoas que encontrámos, veemente recusado pelo grupo. O verso da medalha que estava em Marvila foi repartido até que alguns membros se encontravam no meio das vacas. Da parte da tarde fomos ao ATL onde evangelizámos e ensinámos um pouco sobre Jesus. A felicidade abundava, e como tal vimo-nos obrigados a tomar uma bela banhoca numa piscina semi-tanque. Entretivemos as criancinhas do ATL e seguimos para Ulme de coração cheio e um sorriso no rosto.
                Apesar da missão estar a dois passos do fim, amanhã temos um dia muito longo pela frente, com a incrível festa da catequese. Portanto, vamos dormir cedinho para amanhã estarmos fresquinhos como alfaces. Próximo episódio amanhã à hora do costume!!
                Beijinhos a todos J
Marina Awsome Venâncio
Sara Brutalíssima Piedade
Tomás Corajoso Vieira
Ricardo Descascador Dias
Constança Eclética Pereira


Comentários