Diário de Bordo - 26/07/2016

Olá amiguinhos em Cristo!
O 4º dia de missão chegou ao fim, mas o calor nem por isso. Os bons dias foram dados pelos nossos fiéis companheiros mosquitos, melgas e companhia Lda. Seguiu-se a bela banhoca e fomos encontrar o carinho das palavras do Hélder na oração que nos encheu o coração.
Restabelecidas as forças necessárias para suportar mais um dia de 40° (à sombrinha), os grupos abriram o seu coração e partiram em missão mostrando o melhor que têm para dar.
O abençoado grupo A: Hoje o dia começou com uma visita ao centro de dia de Ulme onde fomos bem recebidos por todos e muitos tiveram a oportunidade de visitar pela primeira vez um centro de dia. À medida que fomos falando com os idosos, fomos percebendo que muitas vezes damos muito do que temos como garantido. Esta visita encheu-nos o coração e também nos foi dito por muitos idosos que tiveram uma grande alegria com a nossa presença. Na parte da tarde, partimos para o Chouto para ir porta-a-porta pelas ruas da aldeia, o que considerámos um desafio, em parte, devido à pouca adesão da comunidade, possivelmente pelo horário que não foi o mais favorável. Dito isto, foi um pouco dececionante pois estávamos ansiosos pelo que nos aguardava depois da visita ao centro de dia.
Agora o belíssimo grupo B. Hoje fomos os caseiros, o que para muitos se revelou menos relaxante do que aparentava ser pois passámos todo o dia a preparar as refeições. O que não envolveu apenas cozinhar, mas também preparar pequenas dinâmicas que foram realizadas durante o almoço e o jantar. Durante estas atividades o grupo teve a oportunidade de se conhecer melhor, o que se revelará vantajoso para o resto da missão.
Segue-se o grupo C, o grupo mais cativante e elegante de todos. A manhã foi passada em casa, a preparar o terço da tarde. Como somos muito fast e eficientes, sobrou-nos um tempinho e, como tal, o padre Ramom preparou-nos uma pequena oração. Depois da paparoca (agradecemos aos caseiros pela dinâmica), continuámos o  porta-a-porta em Ulme e ficámos muito agradecidos de ver as nossas “velhotas” no terço e na eucaristia. A missão de rua, para nós, acabou com a animação do café ao lado da igreja, e enchemos de alegria aquele momento!
O grupo D, os DINÂMICOS: Não podíamos ter começado o dia melhor, hoje a nossa equipa foi super-híper-mega bem recebida pelos utentes do Centro de dia da Parreira! Uma atividade onde deu para alegrar a vida daquelas pessoas e onde surgiram grandes sorrisos. O nosso grupo rendeu-se a todos os senhores e senhoras do centro de dia, que encontrámos com muita vida e alegria! Todas as pessoas colaboraram com uma grande vontade de repetir, mas o mais importante foi mesmo a partilha e os ensinamentos que nos transmitiram, de facto, temos muito a aprender com o grande livro que é a vida destas pessoas, abrindo-lhes o nosso coração. É com muita alegria que olhamos para esta manhã missionária e tudo o que ela trouxe!
Durante a tarde, a nossa equipa fez os guiões de jogos que vão decorrer no sábado, na festa da catequese. Esta equipa tem-se mostrado muito grata por estar a participar nesta missão, conseguindo criar uma união que vem mesmo das profundezas dos nossos corações!!!
Por último, mas não menos importante vem o Estupendo grupo E!! Este magnifico grupo iniciou o seu dia com o porta-a-porta na Parreira onde encontrámos uma comunidade bastante recetiva, apesar da maioria das pessoas se encontrar a trabalhar no campo. O brilho no olhar das pessoas que encontrávamos na rua era contagiante e transmitia-nos uma enorme confiança para continuar a espalhar o amor de Jesus Cristinho.
Com o calor a apertar voltámos a casa onde desfrutámos do belo almoço preparado por todos aqueles que se encontravam em casa! Com as energias restabelecidas dedicamos o resto da tarde a preparar a noite dirigida aos catequistas e à Lectio Divina. A equipa conseguiu organizar-se bastante bem e preparar ainda o terço e a animação da missa dos próximos dias. Chegamos ao fim deste dia com o coração cheio por termos tido a oportunidade de partilhar histórias e vivências com todos os que participaram no Encontro, e partilhar dos seus sorrisos.

Os caseiros, mais uma vez, prepararam uma receção calorosa para as equipas que vinham cheias de aventuras para partilhar. Durante o jantar, contámos com a presença de duas queridas Irmãs que também se juntaram a nós no Encontro da noite.
Com o dever de missão cumprida, os missionários voltaram a casa para fazer a oração da noite e repor energias para o dia seguinte. UM ABRAÇO MUITO GRANDE EM CRISTO!


 Carolina Martins
João André
Mariana Carreira
Filipa Lopes

Beatriz Nascimento

Comentários