Testemunho Missão 2015 - Torres Novas

Eu despertei!! E tu??


Ao fim de quase um ano, quando penso no que foi a minha vivência do Fé4Missão 2015, dou por mim a dar Graças a Deus pelas maravilhas que ele faz nas nossas vidas e pelo amor que tem por todos nós. Sinto-me envolvido por aquela alegria que transborda por todos os poros, aquela vontade de sair à rua como fizemos naquela semana em Torres Novas para evangelizar e gritar bem alto que sou feliz porque Deus continua hoje a conduzir a minha vida mesmo nos momentos de maior dúvida.

E foi com essa dúvida e algum receio que me entreguei à sua vontade e no meio de tantas peripécias e incertezas arrisquei à descoberta e aprofundamento da minha fé através do serviço aos outros. Diz Santo Agostinho «é viva a palavra quando são as obras que falam» e foram tantas as obras de missão que deram vida e forma à passagem da Carta aos Efésios, “Desperta tu que Dormes.”

Sim, eu e tu precisamos de despertar do nosso conforto, daquilo que achamos que é por direito nosso e adquirido, das nossas trevas interiores. A missão de 2015 foi como que deixar que fosse Deus a atuar em mim, por outras palavras, confiar nele. Colocar nas mãos dele o pouco que sou e tenho, libertar-me da escuridão em que tantas vezes ando mergulhado e sair sem medo à rua e responder ao desafio do Papa Francisco que pede aos jovens para serem mensageiros da alegria do Evangelho.

Durante aqueles dias, vivi emoções muito fortes, conheci gente incrível, fiz amigos, partilhei experiências, rezei. Não consigo esquecer aquela ida ao Lar do CRIT, onde com tão pouco transformamos em muito o dia de pessoas com necessidades especiais. O sentir a adrenalina de abordar as pessoas na rua sem discurso feito e deixar que as palavras fluíssem ao anunciar a nossa fé e a mostrar aos outros a alegria de ser missionário.

E aquela vigília de oração!? Sim, aquela onde todos estes sentimentos e vivências culminaram. E hoje digo que estava bastante ansioso por estar a viver um momento tão mágico e cheio de amor. Lembro-me de sentir um “nervoso miudinho” quando cantávamos e nos encontrávamos um a um com o nosso Jesus em frente à cruz que é nossa e Dele e nos comprometíamos com a sua vontade.

Aqueles dias mudaram tudo, o amor de Deus vivido em serviço é uma novidade imensa que se traduz em alegrias e oportunidades sem fim. Fiz novos amigos, criei laços muito fortes com várias pessoas, alguns mesmo muito fortes, aprendi a colocar mais Deus nas minhas relações. Respondi a novos desafios na minha paróquia, fiz o convivo fraterno no último Natal e se Deus quiser em Julho irei com um grupo de Jovens da nossa Diocese à Polónia às Jornadas Mundiais da Juventude.

Faço um forte apelo às comunidades de Ulme, Chouto, Semideiro e Parreira para que abram as suas portas à missão de 2016 e se deixem cativar por este amor de misericórdia que os jovens da nossa diocese trazem para dar em serviço. Até lá a missão já existe hoje e amanhã e todos os dias, na família, nos amigos, no trabalho, no estudo, em nós próprios.

Obrigado Senhor por nos despertares para a missão, por fortaleceres a nossa fé, queiramos nós o que Tu queres.


Samuel Feitor (Paróquia de Alcobertas)



Comentários