Sexta-feira dia 24 - Dia Redondo da Mesa Redonda!

Dia 7

Olá malta!! Apesar de o cansaço já se fazer sentir abraçamos este novo dia cheio de alegria! A nossa manhã começou com uma bela oração preparada pela querida Inês Sentieiro. Com todas as barrigas já a dar horas, descemos para o pequeno-almoço que foi preparado pelos caseiros do dia, o grupo D. Depois disto, e com as barriguinhas já cheias, os nossos corações continuavam com fome, e qual a melhor maneira de saciar corações famintos??? Fomos então para a missa, na Igreja de Santiago como já nos acostumamos.
O grupo A começou o seu dia bem cedinho (mais cedinho que todos os outros!!), às 9h já nos dirigíamos para o CRIT – Lar, onde fomos recebidos com algum receio pela parte dos nossos irmãos especiais, mas acreditem que também tivemos receio. Depois de sermos inundados pelo amor do Pai, conseguimos levar aquele lar toda a alegria que eles precisavam. Vejam só, que até o Rui fazia anos!! Que grande surpresa que foi para ele!! No fim deste belo momento, fomos até ao campo de ténis ter com as crianças do CRIT – ATL, onde podemos cantar e dançar com elas, mas adivinhem lá quem se divertiu mais?? As auxiliares!! Depois disso, dirigimo-nos para a nossa casinha para almoçar, pois já se ouviam algumas barriguinhas!
Na parte da tarde, fomos para a Igreja de Santiago para a oração que com tanto carinho preparamos ao estilo de Taizé. Sentimos que a oração tocou no coração de todos os que lá se encontravam pois após se deitar a cruz, lágrimas de emoção desceram pelos seus rostos. Sentimos mesmo que Taizé tinha vindo até nós!! 
Hoje o grupo B teve um dia e pêras! A seguir à missa partimos em missão de rua, prontos a levar a alegria de ser cristão a Torres Novas city! Embora nos tenhamos deparado com uma ou duas bestas quadradas, podemos considerar-nos sortudos, pois as pessoas com quem interagimos eram, na sua maioria, bastante acessíveis e de conversa fácil. A certa altura subimos o nível da missão e decidimos que nos íamos dar a conhecer através da música… ou seja, “inventámos” uma música para a cantar a toda a gente (não inventámos coisíssima nenhuma, limitámo-nos a juntar umas quantas frases a uma melodia de guitarra. A saber a letra: Luís Lucas: Bom dia alegria; Todos: BOM DIA ALEGRIA- bis 3x; Luís Lucas: Somos jovens missionários; Todos: SOMOS JOVENS MISSIONÁRIOS- bis 3x; o resto da música variava performance a performance)! Por volta do meio-dia tivemos de ir almoçar. À tarde fomos fazer missão para o ATL do CRIT: foi lindo! Tanto para nós, como para as crianças! Para ficar marcado o nível é necessária a informação da existência de uma aula de zumba preparada pelas crianças para nós: uma rapariga dançava, nós imitávamos (e a criança tinha cá uns mooves… ficámos, inclusive, bastante tempo para conseguir perceber certos passos que envolviam abanar o rabinho- para mais informações perguntar à Margarida André pela visualização de certos vídeos). Às cinco horas tivemos terço, na igreja de santiago, preparado por nós. Saímos do terço para ir tomar banho, e seguidamente, para jantar. No final do jantar, após uns momentos de convívio assistimos a uma pequena conferência sobre o tema do dia, a temática do aproveitamento dos dias. Esta conferência deu azo a uma oração da noite em que todos nós partilhámos um pouco sobre a nossa semana, sobre os assuntos que despertámos em nós e sobre aqueles que continuaram adormecidos.
O grupo C começou o dia de hoje com uma oração na igreja de Santiago, que se centrou no tema da falta de tempo para Deus. Refletimos sobre o facto de cada momento da nossa vida não ser provisório, mas sim definitivo e que cada uma das nossas ações estão cheias de eternidade. Acompanhámos a oração com cânticos e partilhas não só de elementos da equipa mas também de elementos da comunidade.                                                                                                                              Depois de almoçarmos dirimo-nos à casa de repouso de S. José e lá passámos uma agradável tarde com os idosos residentes que nos receberam muito bem. Foi uma tarde cheia de partilhas de historias de vida envolvendo sorrisos e lágrimas. Também houve tempo para animar os que lá estavam presentes com cânticos, orações e danças, tornando o seu dia diferente e especial.        
Hoje o grupo D ficou responsável pela casa, sendo nós os caseiros. Preparamos o pequeno-almoço na noite anterior para que fosse mais fácil ter tudo pronto para os nossos queridos irmãos mas antes que desfrutassem desse maravilhoso pequeno-almoço tivemos a nossa oração matinal. Depois do pequeno preparamos o almoço para que os restantes missionários voltassem e recarregassem as suas baterias, tendo estes ser divididos em grupos pelos 10 mandamentos e de seguida tendo sido entregue a cada um, amigo secreto – outro missionário por quem rezar e quem mimar durante o dia.
                O grupo E iniciou o dia com a celebração e a animação da Eucaristia, proporcionando um grande momento aos presentes. De seguida, lançamo-nos à estrada e fomos ser missionários pela rua fora. Nesta atividade foram abertos sorrisos, derramadas uma lágrimas de alegria e cantadas uns cantos alentejanos à mistura. Cantámos à “menina” que estava à janela e percorremos com alegria e com os corações cheios de amor as ruas de Torres Novas até à hora do almoço. À tarde, depois de refrescar o paladar com um belo gelado, rumámos ao lar de S. Gião onde a nossa missão era animar os presentes. Ajudámos com o seu transporte para o terraço, cantámos e dançámos umas belas modas ao som das suas palmas. Seguiu-se um momento de partilha de histórias com os mais velhos, e no fim fomos quase obrigados a cantar uma nova música, tais são os nossos dotes vocais. De volta a casa, reunimos em equipa para partilhar sobre o que estávamos a sentir sobre a missão e prepararmos a Conferência da noite.
                Ao jantar tivemos a visita do Sr. Bispo para quem preparamos com muita alegria e união um jantar especial (apesar de serem todos especiais). O jantar correu 5 estrelas porque, como todos sabem, o grupo D é o melhor. J
Para além disso foi muito bom receber as pessoas que chegaram hoje e abençoa-las, sendo a parte mais trabalhosa arrumar a cozinha mas que acabou por se tornar divertido enquanto se cantava!
Hoje organizamos uma conferência, a Mesa Redonda. Vieram discursar vários oradores. O Padre Ramom com o tema “Desperta tu que dormes nas relações” que efetuou um discurso com os supostos 20 minutos decorridos várias vezes. Seguidamente o casal constituído pela Paula Portugal e João Diogo introduziram o seu testemunho de vida, despertando-nos para a família. Finalmente a Dra Margarida Rebelo de Almeida falou-os sobre o tema “Desperta tu que dormes no sofrimento”.
Desejamos a todos os leitores uma noite santa e esperem por nós amanhã.

Miguel Malaca
Patrícia Carvalho
Filipe Ferreira
Francisco Arruda

Patrícia Apolinário

Comentários