Sábado dia 25 ! O dia hoje vai ser duro!

Olá pessoal da betolândia e arredores! Hoje, depois de um despertar meio atabalhoado (com alguns quase de pijama de flanela), apesar da tolerância horária, lá foram os missionários para a oração da manhã enviada pelo nosso querido “wannabe” enfermeiro Ricardo Dias! Apesar de uma missionária quase ter monopolizado as leituras, foi mesmo bom sentir perto quem está longe. Depois do petit-dejeuner, lá foram eles para as suas lides. Ao contrário dos restantes dias, não houve celebração da Eucaristia pelo que tivemos mesmo de bulir, seguindo-se depois um encontro com a criançada. Ao almoço, tivemos uma fantástica surpresa da equipa E, agradecendo ao Pai, ao Filho e ao ES e ao modo pelo qual actuam no nosso pároco. Às 18h seguimos para a Eucaristia, preparando os corações para a vigilia que se avizinhava. Ao jantar, foi hora de receber os progenitores e com eles partilhar a alegria de ser filhos muito amados de Deus. Depois, chegou o tão aguardado momento: a nossa vigilia. Foi um momento muito intenso em que o Boss mais uma vez disse “PRESENTE” e nos iluminou com a sua light. Dizem que na sua light vemos a Light. Gostamos.
A equipa A esteve na preparação da vigilia durante a manhã e parte da tarde. Confiando-nos ao Pai, olhando para o Filho e recebendo a intercessão do Espírito Santo entregámos-Lhe o nosso trabalho. Antes da Eucaristia foi altura para nos reunirmos numa última oração de grupo. Esta foi feita em redor da Cruz e com a leitura do Pentecostes como pano de fundo. Assim, ao Pai oferecemos a nossa vigilia, confiando que só Ele nos pode despertar para o Amor.
A equipa B nesta manha não tinha nenhuma atividade programada por isso juntamo-nos ao grupo que ficou encarregue dos jovens, ao início parecia que estavam a aderir muito mas depois acabaram por despertar e deixarem-se envolver. À tarde fomos a alguns cafés fazer o pessoa a pessoa e de seguida fomos até às irmãs Clunny onde passamos algum tempo a conversar e entender o que estavam ali a fazer e como foram ali parar. Terminamos a nossa missão a celebrar as Vésperas com as manas. Podemos dizer que realmente à coisas que o dinheiro não compram, foi um dia intenso mas único.
O grupo C hoje foi responsável pela actividade com os jovens torrejanos! O tempo para preparar foi escasso mas arregaçámos as mangas, despertámos (literalmente) bem cedo, unimo-nos e, com a devida “reza” e entrega, tudo correu bem. Os nossos jovens foram desde a Nazaré até Belém, com passagem por Cafarnaum e Emaús, viajaram em ponto pequeno por toda a Palestina! E depois de alguns percalços pelo caminho, umas curvas fora dos planos, todos chegaram ao destino, em espirito de equipa, com a diversidade de dons de cada um! Após o emocionante almoço, cheio de surpresas, fomos animar as ruas históricas desta bela cidade, com pausa pela esplanada para um cafézinho, ao som do sempre presente “tchu tcha” do nosso grande rapper (e mais umas quantas coisas) Diogo. A passeata culminou com uma serenata muito especial e emocionante para quatro senhoras ao som da música “Ninguém te ama como eu”. Após o despertar das mais variadas emoções com a nossa vigília, o auge do momento em equipa deu-se quando fizemos as nossas partilhas pela oração da noite, em que demos graças pela entrega e testemunho que cada um deixou.
Hoje, durante a manhã, o grupo D tinha uma actividade com crianças, no entanto, a actividade não teve grande adesão, tendo as crianças sido integradas no grupo dos jovens. Assim, o grupo D, foi até à esplanada conversar com alguns torrejanos e fazer uma oração de partilha acerca desta experiência missionária. Durante a tarde, o grupo andou em animação de rua, até à hora da eucaristia.
Hoje, foi a vez do grupo E dar a sua ajudinha aos papás Nabais. Por entre preparações de refeições, ideias para miminhos, cantorias e orações, fomos despertando para a importância do serviço aos outros e à casa! Porque já todos tinham sido mimados em dias especiais, também hoje foi a vez de surpreendermos o Padre Ricardo com um almoço alusivo à Santíssima Trindade, em que explorámos o nosso caminho de transformação desde “cinzas” até “rochas firmes”, com os olhos na cruz! Depois da loiça toda lavadinha, não havia tempo a perder e começámos logo a preparar o acolhimento dos nossos pais que vieram jantar connosco!!!! Tivemos a oportunidade de recordar os sabores das nossas mamãs que trouxeram as suas merendas para partilhar connosco! Durante o jantar, por entre sorrisos e abracinhos cheios de saudadinhas, pudemos recordar, em forma de vídeo, a evolução do projecto Fé4Missão e partilhar algumas das actividades que fomos fazendo ao longo da semana. Antes da grande e tão aguardada vigília, ainda tivemos tempo de lavar a loicinha toda ao som de um novo beat criado pelos artistas Gil e Diogo, que dá pelo nome de “Deus também está na loiça”!!!

Assim se passou mais um dia missionário, cheio de sorrisos e emoções, terminando com uma bela oração em que fomos desafiados a acender corações (e balões de ar quente!!!)


Mariana Simões
António Lourenço
Rafaela Sousa
Filipa Santos
Liliana Nabais

Comentários