Diário de Missão - Dia 6

Halo Halo!! Depois de um despertar escaldante, os jovens missionários partiram para mais uma oração da manhã preparada pelo lindo e fantabulástico casal, o Pedro e a Daniela. Com o espírito cheio mas com as barrigas já a fazer barulho, fomos tomar o pequeno-almoço, preparado pelos caseiros, o grupo C. Finalmente saciados, as atividades tiveram início! Como não podia deixar de ser, para o dia ser missionário e para ver se despertamos Torres Novas, celebrámos a eucaristia na Igreja de Santiago (parece que nos enganámos no Santo até agora!). Hoje, como já é tradição, foi dia de o Santíssimo estar exposto e como tal, lá estivemos nós a fazer-Lhe companhia durante todo o dia.
Hoje o grupo A começou o dia a animar as ruas da cidade e a mostrar o que andamos cá a fazer! Fomos muito bem acolhidos pela população porém, como é óbvio, recebemos sempre “nãos”, mas faz parte!! Imaginem só!! Até os bombeiros fomos abençoar! Depois disso, e já com o relógio a marcar as horas do almoço, voltámos para o nosso lar doce lar e almoçámos. Mais ao fim da tarde, aproximámo-nos do Senhor mas também da Sua mãe que também é nossa e rezámos o terço, em conjunto com a comunidade.
O grupo B não podia ter começado a sua missão da melhor forma. Após a Eucaristia, ficámos em Adoração ao Santíssimo na Igreja de Santiago. Como foi o grupo E que nos preparou a oração, não sabíamos do que estávamos à esperava… Mas como é óbvio a oração estava muito bonita e à custa disso estivemos uma manhã cheia de amor e paz com Jesus Cristinho. A comunidade acompanhou-nos sempre, parecia que já tinham turnos estipulados, uma vez que estiveram sempre presentes. À tarde fomos para o Centro de Repouso de S. José onde estivemos com idosos que queriam cantar e encher-nos de miminhos. Nesta tarde, descobriram-se familiares de missionários e ainda nomes fabulosos e único (como é o caso da Dona Balbina). No fim da visita fomos brindados com um delicioso manjar oferecido pelas funcionárias da instituição (recheado com coisas de chocolate! Mnhaamm).
O grupo E iniciou o seu dia pela missão/animação de rua, partilhando e conversando com as pessoas que passavam na rua calcetada. Estivemos nesta batalha calorosa (sim, porque estava calor) até à hora de almoço. Hoje tivemos que almoçar um pouco mais cedo que os outros grupos, um vez que, a batalha da tarde ia ser longa. Já de estômago cheio, dirigimo-nos para a Igreja de Santiago (agora com o nome correto), onde estivemos quatro horas em Adoração Eucarística. Foi uma tarde longa mas, ao mesmo tempo deixou aos nossos corações repletos de espírito missionário e, cheios de força para continuar a missão!  
O grupo C, hoje eram os mestres da culinária! Entre muitos beats, o almoço foi-se preparando e as mesas estavam supostamente a formar um 4… (onde só o próprio grupo conseguiu perceber isso, porque será?). Cada pessoa tinha que cumprir uma tarefa… resumindo as conversas de mesa, “não, não, não” ou “sim, sim…” ou algumas pessoas com um certo problema da língua (será que também tinam escaldão?), ou outras que mal ouviam uma salva de palmas não se conseguiam conter e trocavam de mesa. Reza a lenda dos caseiros, que uma vez caseiros, nunca abandonam a sua casa, mas desta vez tivemos direito a uma lufada de ar fresco e por isso rumamos à instituição Centro José Tavares. Entre “apita o comboio”, e “cheira bem, cheira a Lisboa”, também houve tempo para colocar a conversa em dia com os seus residentes. Com o tempo contado voltaram-se a transformar em fadas do lar, mas sem os tachos se transformarem em coches. Desta vez o tema era o AMOR e fizeram uma “surpresa” aos pais Nabais. Não era mais do que a disposição das mesas em formato de coração e uma mesa no centro para o casal principal. Cada mesa tinha que lhes fazer uma serenata. E coisa lamechas que é lamechas, tinha que ter casais. Jesus jantou com a Igreja, Dalila com Sansão Abraão jantou com Sara… com muitas serenatas e mel, o jantar romântico deu-se por terminado.  

No que diz respeito ao grupo D, o dia foi extremamente preenchido – animamos as duas missas do dia, uma sem e outra com a Lili, fizemos animação de rua (até abençoamos um casal de namorados!) e fomos visitar o Centro de Bem Estar da Zona Alta (CBEZA). No CBEZA conhecemos os velhotes, especialmente as senhoras, mais energéticos de Torres Novas! Dançaram e cantaram connosco, fizemos jogos e uma senhora até tocou e cantou um fadinho para nós. No final despedimo-nos com muitos abraços e beijinhos e com um sentido de missão cumprida porque sentimos que melhoramos o dia daquelas pessoas (até da senhora Inês que tinha ficado a saber que ainda ia ter mais dois meses de gesso na perna mas com a nossa alegria de Jesus Cristinho acabou por ser a pessoa que  melhor dançava naquele  bailarico, mesmo em cadeira de rodas!!!). Por fim, terminamos o dia com o Encontro de Famílias e Casais, que preparamos e que trouxe até à nossa casa cerca de 20 pessoas que enriqueceram a nossa noite com os seus testemunhos/partilhas de vivência da fé em família.

Comentários