Conta-me como foi o 4º dia!

Diário do dia de terça-feira com 24 horas do 4º dia de missão na Paróquia de São Pedro, Torres Novas, Santarém, Portugal, Europa, Planeta Terra, Sistema Solar, Via Láctea, Universo do Senhor
Olá a todos!! Hoje despertamos para o dia com uma oração preparada pela Telma Peixinho, que fez tocar o despertador para as boas obras. Depois de um reconfortante pequeno-almoço organizado pelo grupo B, começámos as atividades do dia. Enquanto uns partiram para o CRIT outros estiveram junto do Senhor na eucaristia, em conjunto com a comunidade, na igreja de S. Tiago. Fomos presenteados com mais um testemunho dado pela nossa missionária “Maria de Leiria”.

O grupo E, que partiu mais cedo para a instituição (CRIT) foi surpreendido com um serviço que puxou pelo cabedal!! Ajudámos no departamento da Agropecuária A nossa missão lá era sachar as ervas dentro de uma estufa. Como podem imaginar estava de modos que quentinho. Após este grande esforço fomos recompensados com uma visita guiada às plantações e aos animais e tivemos o privilégio de comer um tomatinho e um melão saídinhos da terra.
                Dos grupos que foram à Eucaristia, dois deles voltaram para o nosso lar. Os Caseiros para cuidar dele e das refeições, assim como os grandes missionários Pais Nabais e o outro para preparar atividades da semana.
            
    O grupo A permaneceu na igreja para rezar em conjunto com a comunidade uma oração por eles organizada, que teve como tema central o despertar de hoje, as boas obras. Éramos poucos mas bons!! J Já com o Espírito Santo em nós, e no aconchego do altar do Senhor, partilhámos as nossas trevas e as nossas luzes referentes a esta semana de missão e entregámo-las ao Pai, para que ele despertasse a Sua Luz em nós.
                O grupo C foi missionar para a rua, para o Mercado Municipal. Inicialmente o nervosismo era notório, mas o Espírito desceu entre nós e transformou a nossa manhã num momento de muita alegria, música, testemunho e muitos sorrisos.
                Ao almoço fomos muito mimados pelos Caseiros, tendo-nos organizado por seis mesas com nomes muito originais, tais como #MesaBeta, #MesaOldSchool, #MesaMesa, #MesaSacra, #MesaChinchila, #MesaFofi/Lindões, #MesaBeat. Enquanto isto, metade dos agricultores foram almoçar com as crianças do ATL do CRIT.
                Já de barraguinha cheia, partimos para as atividades da tarde.
O grupo que almoçou fora permaneceu com as crianças durante a tarde. Houve filmes, músicas, danças e o melhor, uma banhoca à mangueirada para refrescar. Depois de lancharmos com eles, viemos para S. Tiago e animamos a oração do terço para a comunidade.
O grupo que rezou de manhã foi missionar para o Centro de Bem-Estar Social da Zona Alta de Torres Novas, tendo tido a oportunidade de aprender com pessoas com uma história de vida admirável. Além das conversas, houve bailarico e muita animação. Para acabar a tarde em grande, fomos ao Lar D. Carlos Azevedo Mendes visitar as irmãs e as meninas onde fomos mimados com um grande bolo para lancharmos todos juntos.
O grupo D esteve em oração com a comunidade, à semelhança do que aconteceu de manhã. A oração teve como tema central despertar, pôr-se a caminho e ser luz. Rezou-se as trevas e as pedras que estão no nosso caminho e como as dissipar.
O grupo C foi visitar as Irmãs "as nossas manas" de S. José de Cluny. Visitámos as irmãs mais idosas e mais doentes, onde pudemos conversar e estar um pouco com elas. Foi gratificante e muito importante para termos consciência qual é a missão destas irmãs. Fomos mimados com um lanchinho delicioso em muito boa companhia. Terminamos a nossa visita com a celebração da Eucaristia com as irmãs.
Ao jantar fomos surpreendidos por mais um miminho. Cada um tirou um coração com o nome de um santo que correspondia ao lugar da mesa onde nos esperava a oração do Santo.
Ao serão o grupo B "aprendeu fazendo" com a organização do Encontro para Agentes Pastorais que teve como objetivo refletir sobre a mensagem do Papa Francisco referente a estes na sua primeira Exortação Apostólica A Alegria do Evangelho. A participação do grupo foi bastante positiva, dado que as partilhas foram muito enriquecedoras.

Acabamos em oração na nossa capela para dormirmos na paz do Senhor. Esperamos que as vossas missões estejam a correr tão bem como a nossa e que não percam o próximo episódio já amanhã.

Um beijinho e um abracinho muito apertado…

Durmam bem e até amanhã!!! J


Diário Realizado por:
- A minha pessoinha "Marina Venâncio Melão"
- Guidinha "Margarida André"
- AgroBeto "Henrique Costa"
- BetinhadeSantarém "Catarina Brás"


Comentários