A nossa missão ;)


PROJETO FÉ4MISSÃO 2014: BEM AVENTURA-TE!

 

Nos passados dias 19 a 27 de julho, um grupo de cerca de 50 jovens católicos de diversos pontos da Diocese de Santarém, estiveram reunidos numa semana de Missão na freguesia de Alcanede. O seu objetivo era levar Cristo à comunidade e demonstrar a alegria de ser Cristão e de viver a Fé, meditando sobre as Bem Aventuranças, tema da semana missionária deste ano.

Para isso, e depois de adotados pelos pais Marques e Nabais – ajuda preciosa na cozinha!, os próprios jovens viveram estes dias como um família, partilhando momentos de oração ao longo do dia e tarefas domésticas.

Diariamente, os missionários formaram grupos responsáveis por preparar momentos de oração e de recitação do terço, aos quais a comunidade desta freguesia eraentusiasticamente convidada a participar.

Para além destas atividades, e à semelhança dos discípulos de Jesus, os jovens saíram à rua e proclamaram a Boa Nova, levando a mensagem de Jesus a casa das pessoas, numa dinâmica denominada de Porta-a-Porta. Os missionáriospercorreram Alcanede, Aldeia de Além, Aldeia da Ribeira,Alqueidão do Mato, Barreirinhas, Mata do Rei, Mosteiros, Murteira, Pé da Pedreira, Valverde, Viegas e Xartinho, sendo que também participaram na animação da maioria das Eucaristias locais.

A população respondeu de forma muito positiva a esta atividade, tendo os missionários sido calorosamente recebidos em cada casa ou Igreja a que se deslocaramMuitas foram as histórias de vida partilhadas, bem como os mimos, sorrisos e lágrimas, o que preencheu os corações dos missionários, felizes, não só por terem levado o amor de Cristo aos outros, mas também por o terem recebido nas suas vidas, como pão para o Caminho.

Na tentativa de mostrar aos habitantes da freguesia de Alcanede a alegria de ser Bem-Aventurado, os jovens organizaram, ainda, outras atividades, nomeadamente uma noite de cinema jovem, refletindo sobre a mudança que Cristo opera nas nossas vidas; um encontro de catequistas e famílias, com base na explicação das Bem-Aventuranças a partir de outros textos bíblicos; um peddy-paper com crianças e um encontro de Jovens vs Adultos, explorando as Bem-Aventuranças através de jogos temáticos; animação de rua/CaFé, com o objectivo de testemunhar a alegria de ser Cristão.

Destacou-se ainda a visita aos Lares do Pé da Pedreira e da Misericórdia de Alcanedeonde os jovens missionáriosprocuraram animar os idosos, através de cânticos, dança e alguns dedos de conversa, na tentativa de levar, assim, o amor de Cristo àqueles que se encontram mais debilitados.

Finalmente, como momentos mais marcantes de encontro com Cristo ao longo desta semana, salientaram-se a Via Lucis e a Vigília de Oração.

Na primeira, os jovens percorreram as ruas de Alcanede, revivendo a Ressurreição de Jesus e a sua Ascensão - aatividade que terminou num momento de adoração informal àcruz em chamas, símbolo de uma Cruz Vitoriosa.

Na Vigília de Oração, ponto culminante da semana de Missão, meditou-se pela última vez as Bem-Aventuranças e a maneira de as pôr em prática na vida diária de cada um, no caminho em direção a Cristo e ao outro.

De regresso a casa, os jovens missionários, procuram agora transpor para as suas vidas o que aprenderam nestaMissão, estranhando já o silêncio que resulta de já não viverem com 50 outros irmãos. Resta agradecer a todos os que permitiram que esta semana fosse possível, nomeadamente, ao padre Tiago Pires e toda a comunidade de Alcanede, bem como os missionários que, diretamente ou através da sua oração, se fizeram próximos do outro e lhe revelaram o amor de Cristo.

Por agora, cada um dos jovens que participaram nesta atividade é chamado a fazer Missão na sua paróquia e na sua casa  porque não juntar-se a eles neste esforço diário de viver à semelhança de Jesus?

Comentários