Dia 4:“Felizes os misericordiosos porque alcançarão misericórdia.

Toca a acordar! Assim começa mais um dia dos melhores missionários de todo o sempre e arredores!
O nosso dia começou com a oração da Ana Monteiro que nos deixou os ingredientes necessários para mais um dia de Missão: amor, perdão, ajuda, partilha, compreensão (curiosamente o ingrediente mais abundante do dia), entre outros não menos apetecíveis…
Depois de um pequeno-almoço comedido e de uma caminhada matinal, achámos por bem alimentarmo-nos espiritualmente com a celebração da Missa na Capela da Misericórdia em Alcanede, com uma grande participação da comunidade e a animação brilhante do nosso coro missionário…
De seguida, fomos muito bem acolhidos na Junta de Freguesia de Alcanede, onde até assinamos o Livro de Visitas depois de conhecermos um pouco mais desta freguesia. A visita terminou com um coffee break informal, mas não menos copioso. Aproveitamos para reforçar o agradecimento a todos os que nos recebem e que têm contribuído para que a nossa missão seja inesquecível!


Após este momento fantástico, dividimo-nos por equipas para preparar os trabalhos até à hora de almoço, já com a presença das primeiras visitas: o nosso Marcos Evangelista, acompanhado pela irmã Luísa. No menu do almoço fomos presenciados com uma Massada de estudante à la Marques&Nabais, servida pela nossa maravilhosa equipa de catering interno, antes de voltarmos às tarefas das nossas tardes missionárias. A sobremesa ficou mais enriquecida com este regalo do nosso Marcos:



Depois de almoço, voltámos a dividirmo-nos por equipas. Estivemos em oração na Capela da Misericórdia, a preparar as orações dos próximos dias e a fazer porta-a-porta em Barreirinhas, Murteira, Pé da Pedreira e Valverde, onde fomos muito bem recebidos pelas pessoas que nos esperavam nas suas casas e que partilharam connosco as suas experiências de vida comunitária.
Quanto às orações, o tema era a Bem-Aventurança do dia: “Felizes os misericordiosos porque alcançarão misericórdia”. No primeiro momento, refletimos sobre a parábola do filho pródigo e fomos desafiados a sair da nossa zona de conforto, a amar os nossos inimigos, a sair da oração e a concretiza-lo numa ação até ao final da missão. No terço, onde contámos com a participação da comunidade, rezámos com o intuito de aprender a cuidar tanto da felicidade do outro como da nossa.
Durante a tarde, o Marcos passou pelas diversas atividades, tirou fotografias e fez filmagens para o seu vídeo sobre a Missão. Para os mais curiosos, é só esperar para ver o resultado deste trabalho…
Ao jantar, com o famoso redom, tivemos uma inovadora dinâmica focada numa verdadeira partilha da refeição com aqueles que estavam à mesa connosco… Tornaram-se os nossos melhores amigos, dando-nos a sopinha à boca e servindo-nos o segundo prato e a sobremesa. :D
Partimos aventureiros numa nova missão: esta noite, celebrámos a Via da Luz (o caminho de Jesus e dos Apóstolos entre a Ressurreição e a Descida do Espírito Santo). Foi com muita alegria e emoção que percorremos as ruas de Alcanede, transportando, com ajuda da comunidade, o madeiro da cruz. No final da nossa caminhada, tivemos um momento da descida do Espírito Santo, em que os archotes (que representavam cada uma das estações) incendiaram a cruz, inflamando os nossos corações e elevando ao céu as nossas preces e graças.
O dia terminou em partilha com uma subida ao castelo acompanhados por alguns dos que nos visitaram. Damos graças a Deus por todos os que partilharam este momento e aos que, não estando em Alcanede connosco, se fazem presentes pela oração.
E agora, se não se importam, dado que são três e meia da manhã, vamos dormir porque amanhã é dia de mandar mais “mísseis”.
Beijinhos e abraços a todos os que nos acompanham. Nunca se esqueçam: Juntos em Missão <3



Comentários