Dia 2: Felizes os que choram, porque serão consolados.

Boa noite queridos amigos que, não podendo estar aqui (temos saudades vossas!), nos seguem desse lado do ecrã.
O nosso dia de hoje começou novamente às 8h00 da manhã e fomos prendados com um momento de oração muito quentinho preparado pelo nosso missionário à distância, Palito (João Lopes). No seguimento do tema da nossa Missão, “Bem Aventura-te”, hoje demos destaque à passagem bíblica: “Felizes os que choram, porque serão consolados”.
De manhã visitámos os lares do Pé da Pedreira e da Misericórdia de Alcanede, onde fomos acolhidos com muito amor e postos à vontade para fazer uma autêntica festa da juventude com os idosos. Pudemos conversar com eles e conhecer as suas histórias de vida; não faltou a boa disposição: cantámos, dançámos e até fomos presenteados com um testemunho de fé e canções por parte de alguns utentes dos lares. As visitas terminaram, no lar do Pé da Pedreira com a celebração da Eucaristia que animámos; no lar da Misericórdia com o almoço dos idosos em que pudemos ajudar – sempre com espírito missionário de servir.
À tarde dividimo-nos em dois grupos. Para uns, a tarde passou pelo Porta-A-Porta em Mosteiros e Xartinho, terminando com a Eucaristia também no Xartinho, onde contámos com uma igreja cheia; para outros, a tarde foi passada na Capela da Misericórdia, onde tivemos um momento de oração e terço.
Nos Mosteiros, quase todas as portas a que batemos se abriram. Sentimo-nos muito acolhidos e até entrámos em muitas casas onde pudemos discutir assuntos para além da fé. No que diz respeito ao Xartinho, encontrámos becos sem saída e muitas portas fechadas, mas as poucas que se abriram foram suficientes para encher os nossos corações e a nossa tarde. Rezámos com quem fomos encontrando, partilhámos experiências e conhecemos histórias tocantes. No final da atividade sentimo-nos, acima de tudo, abençoados e com o sentimento de dever cumprido por ver tantas pessoas que convidámos a virem à missa em Xartinho a estarem presentes. Foi também após esta celebração que reencontrámos algumas caras conhecidas de outros projetos/atividades da nossa diocese, o que nos trouxe mais um motivo para sorrir.
Quem ficou na Capela da Misericórdia teve uma tarde diferente: o terço que rezámos hoje foi preparado por outros missionários e contámos com algumas pessoas da comunidade; na oração, baseámo-nos no tema de hoje, a bem-aventurança “Felizes os que choram porque serão consolados” e a nossa meditação partiu daqui. Apesar de não termos tido pessoas da comunidade connosco, o grupo criou uma ligação muito especial, ao ponto de cada um dar o seu testemunho de vida.
Como se o dia não estivesse já a ser de grandes emoções, no regresso a casa fomos surpreendidos pelos pais Marques e Nabais e pela equipa B – aguardava-nos um jantar diferente! Música, decorações nas paredes, mesas postas a rigor e sopa já servida: um luxo!
Para terminar o dia em beleza, depois de jantar, dedicámo-nos a diversas atividades tais como a preparação do almoço de amanhã (dia de grupo!!!) e das dinâmicas de quinta-feira. Ao mesmo tempo, parte do grupo reuniu-se na Igreja Paroquial com as famílias e os catequistas para refletirem nas bem-aventuranças de outra forma, estudando-as usando outros textos da Bíblia e levando a que a comunidade olhasse para estas “pistas” de Deus percebendo que elas são uma realidade das suas vidas. Ao regressarmos a casa houve lugar para mais um momento de partilha e oração!
Bem, já é tarde e amanhã prevê-se mais um longo dia, por isso deixamos-vos com estas notícias e um super híper mega abracinho apertado. Até amanhã!









Comentários