Dia 1: Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu.


Boa noite, bloggers católicos! Hoje foi o nosso primeiro dia de missão, que teve como foco a primeira bem-aventurança “Felizes os pobres em Espírito porque deles é o Reino do Céu”. Cheios de entusiasmo, a alvorada foi às 8 horas da manhã, iniciando o dia com uma oração elaborada pelo nosso missionário à distância, o Bruno Filipe. Aproveitámos a manhã para organizar as atividades do dia, nomeadamente, a dinamização de terços, preparação do cinema jovem, oração contemplativa e ensaio de alguns cânticos para as missas.
Depois do almoço começaram as atividades: a oração contemplativa na Capela da Misericórdia seguida de terço Missionário, ambos com a participação da comunidade local. Ao mesmo tempo, acontecia o Porta-a-Porta nas aldeias de Alqueidão do Mato e Aldeia de Além.
            Nestes dois locais as reações da população divergiram, enquanto num dos sítios a população estava disponível e recetiva, no outro, o grupo encontrou um “terreno mais árido”, com moradores um pouco mais receosos e apreensivos. No seguimento da tarde, os missionários encontraram-se na capela da Aldeia de Além para celebrar a Eucaristia com a comunidade que, para nossa alegria, aderiu ao nosso convite feito durante o Porta-a-Porta.  
            Os “nossos” pais prepararam um delicioso jantar que não poderia ter sido confecionado sem a preciosa ajuda dos conterrâneos que nos abasteceram com as suas generosas ofertas.
            Nada melhor para terminar este dia do que uma noite de cinema jovem super animada, mais uma vez com a surpreendente participação da comunidade, que contou com a presença de jovens dos 8 aos 80. Nesta atividade vimos algumas curtas-metragens seguidas de debate sobre as mesmas. Ao sair da capela “despertámos” a comunidade com animação de rua em que, ao som de guitarras, djambé e muitas vozes, todos se divertiram bastante.
           Ao chegar “a casa” encerrámos o nosso dia com um momento de oração e partilha, em que um representante de cada grupo partilhou as vivências do dia com os restantes missionários. E assim nos despedimos que o cansaço já pesa. 
Até amanhã! 














  



Comentários