Diário de Missão: DIA 6

Começamos mais um dia com a azafama matinal dos banhos e o acordar preguiçoso de quem dançou e cantou durante a noite na festa das Olalhas.

Após o pequeno-almoço partilhado, fomos para a capela improvisada rezar (que rotina tão boa e bela!) a oração preparada pela Margarida Coelho.

O resto da manhã serviu para adiantar vários serviços e preparar várias atividades importantes que iriam decorrer durante o fim de semana: preparar os cânticos das missas, preparar a oração da noite na Junceira, preparar a atividade com as crianças, preparar folhas para o ultimo porta a porta, terminar as decorações das t-shirts alusivas à semana de missão e preparar o almoço.  

Aproveitamos ainda, não fosse este o motivo mais importante, para aprofundar a nossa relação com Jesus, fosse através da oração individual ou coletiva, fosse através daquelas conversas individuais ou em grupo sobre a fé, sobre as dificuldades e/ou incompreensões da vida quotidiana e/ou espiritual, no fundo conhecermo-nos melhor a nós próprios e aos outros e ai encontrar um caminho melhor para o projeto de felicidade que Deus tem para nós e que tantas vezes dele fugimos.

O porta à porta à tarde foi mais uma vez um momento bastante esperado e vivido, onde as historias inesperadas e os simples pormenores tornaram-se cada vez mais sinais de Deus, onde se vê a necessidade que as pessoas têm da esperança e do amor que só Jesus lhes pode dar, marcaram os missionários.

No fim do porta à porta celebramos missa vespertina na capela da Amêndoa, que completamente cheia, acolheu os missionários e no fim da missa celebrou com eles a alegria da fé, com cânticos e danças no exterior. Estava tão bom que demorou um pouco mais e depois tivemos que ir a correr para casa para jantar e estar a horas de acolher quem quisesse participar no nosso momento de oração na Junceira e que tanto foi divulgado no porta à porta.

A igreja da Junceira transformou-se num espaço em tons de laranja, iluminada pelas luzes das incontáveis velas que decoravam o remodelado altar, ao estilo de Taize.

O silêncio, a musica e a palavra de Deus foram os ingredientes que alimentaram as cerca de 40 pessoas que acolheram o desafio de participar neste momento de oração que foi dos mais altos de toda a semana missionária. Todas as pessoas gostaram muito de rezar durante aquela hora e meia, dos mais novos aos mais velhos.

No fim de tudo estar arrumado e de todas as pessoas terem ido para as suas casas, o grupo voltou para casa e já na capela, fizemos o balanço do dia e da sexta feira e, sempre em clima de oração, fizemos ainda o balanço desta semana missionária por escrito. A vontade de dormir era pouca apesar do cansaço, mas sabíamos a importância de terminar a semana missionária com um Domingo vivido intensamente. Mais um dia se passou com o sentimento de missão cumprida. Para sempre seja louvado nosso Senhor Jesus Cristo!

Gil Cardoso

Comentários