DIÁRIO DE MISSÃO - DIA 5


26.Julho.2013 _ sexta-feira

 

“Tem de acontecer, porque tem de ser | E o que tem de ser tem muita força, e sei que vai ser, porque tem de ser, se é para acontecer, pois que seja agora”

 
Iniciámos o nosso dia com mais uma maravilhosa alvorada do nefasto sino da Junceira às 7h em ponto. Entre tomar banho, lavar dentes, conversas e preparação do pequeno-almoço há ainda tempo para um tercinho matinal. Seguiu-se o pequeno-almoço onde acolhemos a Inês Santos e comemos que nem abades (inspirando-nos especialmente no ‘nosso’ pe. Ricardo).
Depois de tanto tempo sem fazer nada chegou a hora de trabalhar, toca a rezar! A oração da manhã, preparada pela Aura, o Ricardo e o Miguelito, desafiou-nos a continuar a missão fora das santas terrinhas Junceira e Olalhas, propondo-nos a rezar a Palavra. “Proclama a minha Palavra | E toca nas suas vidas” foi este o desafio que nos lançaram neste dia.


Como ser missionário não é só ir para rua ficámos por casa, nas limpezas, com os gémeos no WC; na preparação do peddy-paper com as nossas baby-sitters de serviço; a fazer as belas das t-shirts puxando pela veia artística de cada um; na cozinha, sempre com a liderança dos pais Nabais e a preparação de vários momentos de oração.

Seguiu-se o almoço, mais um manjar dos Deuses, com tudo a que se tem direito e com a despedida da Andreia Almeida e de um dos manos, o Gonçalo Martins.

De tarde lançámo-nos ao desconhecido, perdendo-nos pelos Montes, o Alqueidão e a Amêndoa. Entre papagaios, serenatas, cartas, chouriças, morcelas e estrangeiros fomos ‘Speak [His] Word’ (Proclamar a Sua Palavra).

Para terminar a tarde em grande fomos até à igreja paroquial das Olalhas para celebrar e animar a Santa Missa com a comunidade.

Ao jantar, surpresa das surpresas, fomos visitados por B.I.S.P.O. [Bem Inspirados Somos Para Orar], uma referência, entidade supra-sumo (ameixa, tutti-fruti, pêssego e melão), o líder dos missionários diocesanos, D. Manuel Pelino. Já cheios de inspiração e com mais reforços, Carina, Joana, Sílvia, Ana Maria, Hélder e Vera, dirigimo-nos para as Olalhas, para a oração e partilha que preparámos com muito amor e carinho para toda a comunidade. Neste momento propusemos que jovens e adultos dialogassem entre si de modo a criar um conceito de comunidade, onde todos são pedras vivas e onde cada um tem um lugar especial. Sem saber bem como, dentro de toda a timidez inicial, conseguimos resultados imediatos! Passando das palavras à acção criámos um grupo de jovens nas Olalhas.

Depois… FESTAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!

Além de celebrar mais um dia de missão, foi de modo especial que festejámos o aniversário da nossa pessoinha Marina. A nossa prestação ao longo da festa foi tão calorosa, viva, entusiasta, bombástica e inesquecível, que tivemos direito a uma música só para nós, “Seja agora” dos Deolina =D

Despedimo-nos temporariamente da Sara, da Vera e do Hélder e regressamos à nossa base, o nosso fantabulástico lar doce lar

Já de rastos e depois de algumas indicações… XIXI CAMA!

 

Bruninho anjinho (gémeo)

Inês M. lindinha

Lili R. maravilhosa

 
Lili, a espanadora da felicidade e a fazedora de chá milagroso   

Lili Nabais, dorme com os ténis fora do quarto

Lili Sousa chucha no dedito lindo de bonito

A Marina fez anos e teve direito a uma música só para ela na festa da terrinha

Bruno, o reza terços

Inês Santos, a madrugadora
Inês Marques, a papa Códigos
Luís Lucas Filipe Nuno, o massudo que se apoderou de um cantinho na casa

Gil, o cromo de serviço de faz assim uma cena na cabeça delas

Luís Valente, o especialista em danças tradicionais

António, O mestre dos fofos, juniores e catedráticos

João Toscano, 1,90m de puro ‘inho’

Gonçalo, o informático pessoal do Pe. André

Sara Marques tem bombas na barriga

Susana, a reivindicar desde 1990

Margarida André, o sorriso ambulante

Joana Jorge, devoradora de choiras

Bia, a mandona educada

Filipa, a atleta implacável por 2,5min

Pe. Ricardo com um despertar agitado

Vera e Hélder, os visitantes profissionais

Ana Maria, a pró da missão

Sara Oliveira, a missionária festeira

Anabela, a bailarina imparável

Rui, o limpo mais limpo não há com paixão pela fotografia

Andreia Garcia, a terapeuta queridinha

Sílvia, serenidade e boleia na hora certa

Catarina Maria, disponibilidade total

Ana Sofia, a nossa benjamina

Andreia Almeida, a esquisita gastronómica

Inês Mela, a criminosa das telecomunicações

Cláudio, o missionário de fim-de-semana

Carina, a perdida para chegar a casa

Ana Monteiro, a residente super acolhedora

Joana Garcez, caladinha mas fofinha

Lúcia, simplicidade de todas as horas

Comentários