Dia 3 - missão 2012




Olá palermas!

Bem-vindos ao terceiro dia!! Hoje continuámos a lançar mísseis (vulgo actos missionários) por estas bandas...

Começámos o dia com um balde de água fria para os rapazes, não sabemos bem o que aconteceu, mas só o Gil é que apanhou água quente. E as meninas “fanaram” o espelho aos meninos :P

Fora de brincadeiras, tivémos um momentos de oração matinal com o salmo do amanhecer a recordar que o Senhor está no sol da manhã. Foi sob o sol da manhã que iniciámos as nossas actividades do dia, com uma tentativa falhada de peddy paper (ao qual não compareceu ninguém), mas que, no entanto, se transformou numa agradável surpresa, pois pudemo-nos juntar ao restante grupo em actividades com os mais pequeninos na creche de Muge.

Esta experiência foi nova mesmo no conteúdo do que têm sido as nossas missões nos anos anteriores. A manhã superou as expectativas sendo que esperávamos cerca de quinze crianças entre os três e os cinco anos e deparámo-nos com cerca de cinquenta! UOUUU (ca cena do mal! :P)

No meio de jogos e brincadeiras, encontrámos uma conviva, a educadora Laura, que ficou deliciada quando cantámos o “nosso” hino. Ah!! Embalado com tanta dança e música, o Madeira no seu estatuto de dançarino «salónico» deu um kiss on the floor, no entanto, o nosso querido não sofreu danos e está operacional.

Esparguete.

Voltámos para casa para almoçar e preparar uma surprise para os Papás Nabais, que segue abaixo:

Cozinha Nabais (melodia da Civilização do Amor)


Nós já nao queremos

Ter uma Bimby aqui

Porque já chegaram

Os Papás da Lili                  


Refrão

É cortar cebolas e batatas

Fazer sumos e saladas

Aqui ha tudo o que quiser

Venham cá provar, Venham cá comer

É cortar cebolas e batatas                                   

Fazer sumos e saladas

Aqui ha tudo o que quiser

Venham cá comer


De manhã há torradas

Etemos fruta cortada

A barriga tá cheia

E a loiça ta lavada.


Refrão


Eles sao um exemplo

Sempre com alegria

A Anabela comanda

E o Rui nao faz a sangria


Refrão


O almoço foram grelhados mistos do Tomás, que agora usa “AXE febra on the carvão”. A propósito só tivémos grelhados mistos do Tomás devido à eficácia das velas-acendalhas de 0,90€ que o Madeira comprou.

Depois de almoço, remarcámos para mais tarde o nosso Porta a Porta, no Granho, para podermos estar a preparar as actividades que realizaríamos ao fim da tarde. Enquanto uns prepararam os cânticos da Eucaristia e do terço, outros fizeram brainstorming para o encontro nocturno com os casais, do Granho.

Assim, ao fim da tarde, para além do Porta a Porta, tivémos um outro Peddy Paper, desta vez no Granho, com a presença de poucas crianças. Foi mais um desafio ao qual nos conseguimos adaptar, uma vez que o grupo estava um pouco reticente quanto às actividades.

O pessoal do Porta a Porta, dividiu-se me dois grupos. Foi outro desafio. Encontraram-se portas fechadas e pessoas que nem tinham saído de casa porque sabiam que havia um grupo de jovens que hoje iria passar por lá...

O jantar hoje foi campal nas traseiras da Igreja e foi “REDON”. Seguiu-se a Eucaristia presidida pelo Pe. Ricardo e concelebrada pelo Pe. Teixeira, pároco destas paróquias. Ah! O Pe. Teixeira é também o fotógrafo de serviço, entenda-se durante a celebração.

Rezámos o terço com a comunidade e criou-se um ambiente orante. Porque orar é que bomba! Tivémos também o encontro com os casais, no entanto apareceram vários paroquianos de várias faixas etárias. Incluindo os miúdos reticentes do Peddy Paper. O encontro foi produtivo, levámos à comunidade a nossa perspectiva acerca da vivência da fé no casamento, no namoro, nas outras vocações da Igreja e como “5 Pães e 2 Peixes”, podem alimentar a nossa vida.

A Pulga está um pouco lesionada, foi picada por um porco com lã!

Como vêem a Palermice está on fire! E amanhã as aventuras continuam no “Toalha a Toalha”.

O despertar amanhã é às 6h30, único horário disponível para comprar pão à vizinha (tá-se mesmo a ver...!)

P.S. – Descobrimos que a Marina é espargueto-dependente.

P.S. 2 – A Nabais tem daltonismo animalesco.

P. S. 3 – A Pulga amanhã vai à faca ao hospital Penicheiro.

P. S. 4 – A Pulga lê braille nas costas do André.

P. S. 5 – Houve um miúdo no Peddy Paper que entortou as grades do parque infantil com o nariz e comeu farinha porque faz bem aos dói-dóis.

P. S. 6 - O Pe. voltou aos rolinhos

Glossário:

“REDON” – restos de ontem

“salónico” – de salão

Daltonismo animalesco – confundir uma ovelha com um porco




Kiss's e miminhos dos meus...
As pinxezas windas e o xapo!
Lili's Nabais e Sousa e André Ramalho

Comentários