Sétimo dia...

Este foi o nosso último dia de missão. Apesar do cansaço acumulado dos últimos dias, fomos desafiados a animar as várias Eucaristias das paróquias que estávamos a servir, tendo, desta forma, de acordar ainda mais cedo, uma vez que, a primeira celebração do dia era às 9h na Capela de Santo António. Ao longo do dia, continuámos a servir a comunidade, prestando o apoio no decorrer das celebrações, seguindo-se a Eucaristia na Igreja de S. Vicente do Paul pelas 10h30 e, à tarde, às 16h em Casével e às 18h, em Vaqueiros.
Apesar de ter sido um dia bastante exigente, cremos que foi muito bom participar em todas estas Eucaristias, uma vez que, em cada uma delas escutámos a Palavra de Deus de uma forma diferente tirando um máximo de partido das leituras deste dia.
Ao longo deste dia, fomos muito bem acolhidos pelos paroquianos que se dirigiam a nós e nos felicitavam pela nossa entrega, pela alegria e pela jovialidade que lhes tentámos levar. Ao final da tarde, pudemos estar um pouco nas festas em Vaqueiros, onde jantámos e onde, com ritmos do djambé, animámos um pouco as pessoas que nos acolheram tão calorosamente.
Regressámos ao Centro Pastoral de São Vicente do Paul, para um balanço final desta primeira experiência do grupo Fé4Missão. Concluímos que todos, quer os que estiveram a tempo inteiro, quer os que estiveram a ‘meio gás’ por motivos de força maior, se entregaram a esta missão com todo o amor e todos tentámos dar o nosso melhor. Além de virmos para servir, para dar de nós, no fim desta semana, também nós partimos muito mais cheios, esta experiência enriqueceu muito a nossa fé e, a partir das dificuldades, pudemos crescer em Cristo.
Após as arrumações finais, despedimo-nos do Padre Ricardo Madeira e do casal Galvão, que nos recebeu diariamente em sua casa e que, no fundo, manifestaram um grande amor por nós. Desde já agradecemos toda a hospitalidade com que fomos recebidos e aguardamos que as sementes que, durante esta semana, lançámos à terra, dêem os seus frutos na construção de uma igreja com aspirações às coisas do alto (Cl 3, 2) e com alicerces em Cristo.

Comentários