O quinto dia...

A Missão continuou. Depois de na manhã nos termos preparado, através da oração e dos trabalhos práticos, para à tarde irmos fazer algo tão diferente e tão novo: anunciarmos o Evangelho de Jesus Cristo de porta a porta.
Pela tarde, após a distribuição dos grupos partimos dois a dois, tal como os discípulos enviados por Jesus (cf. Lc 10, 1). Como para a maioria era a primeira vez que faziam esta experiência, os sentimentos ao início eram medo, receio, ansiedade, mas também animados pelo sentido da fé e de que íamos em nome do Jesus e da Igreja. Assim, fizemo-nos ao largo por vários sítios de São Vicente do Paúl, tais como: Sobral, Torre do Bispo, Casais do Louco, Tojosa, Outeiro do Bairrinho e Corredora. No entanto, para surpresa nossa a maioria das pessoas foi acolhedora, mostrando-se receptivos à nossa presença e ao nosso propósito. Deste modo, anunciámos o Evangelho de Jesus a partir do nosso tema, “Aspirai às coisas do alto” (Cl 3, 2), procurando deixar a interrogação acerca das nossas aspirações: se às coisas de Deus ou às da Terra.
A noite foi de Festa! A nossa Noite Jovem no Centro Pastoral de São Vicente do Paúl foi um verdadeiro dom de Deus, pela forma como decorreu. Primeiro pela presença do nosso Bispo, Dom Manuel Pelino Domingues, que desta forma confirmou a nossa Missão. As suas palavras: “ (…) não nos cabe esperar ver o fruto, mas sim deixar a semente” ajudaram-nos a ter ainda mais presente o sentido da nossa Missão. Com efeito, contámos com a presença de muita gente, desde os jovens à adultos, famílias, bastantes crianças. A banda “Os Amigos da Paróquia”, com a sua animação ajudou-nos não só a criar um ambiente festivo, mas também a trazer verdadeiramente as pessoas para a nossa Festa, cantando e dançando connosco.
A nossa partilha em grupo, realizada no princípio da madrugada, permitiu-nos reflectir nas graças e dificuldades que este dia, principalmente a tarde pela sua novidade, nos trouxe. Até amanhã, se Deus quiser.

Comentários